São tipos de cabelo que requerem um cuidado especial e uma rotina normal, sem determinados cuidados, poderá não ser o suficiente.
A grande mentora do método é Lorraine Massey, autora do livro Curly Girl The Handbook (Manual da Garota Cacheada em Português), que defende que a não utilização de sulfatos, derivados de petróleo, silicones e álcoois não graxos.
A higienização do cabelo, seguindo o método, deve ser feita com um shampoo sem sulfatos (low poo) ou um condicionador sem silicones (co-wash).
Desta forma o cabelo fica livre de químicos que promovem o seu ressecamento e aumentam a probabilidade de ficar frágil, quebradiço e com frizz. Ao mesmo tempo o método promove a auto-aceitação do cabelo de cada um tal como ele é, eliminando assim tratamentos de calor e/ou químicos que tendem a camuflar a sua forma natural.
No post anterior dei já a minha opinião sobre a aceitação do cabelo natural e o impacto que a camuflagem pode ter na nossa vida, assim como a importância da aceitação dos cabelos naturais, que entre muitas outras coisas dá um up enorme na nossa auto-estima.
Apesar de já ter decidido abraçar os meus caracóis/ondas há algum tempo, conheci o método no início deste ano e, mais ou menos em março, terminei todos os meus produtos com ingredientes proibidos e dei início a esta jornada.
Antes de iniciar deve ser feita uma lavagem final, com um shampoo livre de silicones (e outros ingredientes do mal) mas com sulfatos. Isto porque os sulfatos vão limpar qualquer vestígio desses ingredientes do nosso cabelo fazendo com que ele esteja pronto para ser mimado em condições.
Quando comecei a seguir o método comprei 2 máscaras da Skala (maionese capilar e bomba de vitaminas de abacate) por ser possível utilizá-las como co-wash, condicionador e máscara. No entanto, praticamente qualquer condicionador que seja compatível com o método (dependendo dos seus ingredientes e da sua emoliência) poderá ser utilizado como co-wash.
A minha rotina era simples: lavar do cabelo com uma das máscaras (i.e bomba de vitaminas de abacate), condicionar com a outra (i.e maionese capilar). Para que a lavagem com o condicionador fique bem feita é aconselhado que, utilizando a ponta dos dedos (nunca as unhas), seja feita uma massagem em todo o couro cabeludo de 5 a 10 minutos. Os sulfatos removem quimicamente a sujidade do cabelo, desta forma essa remoção será mecânica (manual), daí ser necessário massajar um bocadinho mais. Neste vídeo podemos encontrar um exemplo de como higienizar o cabelo com condicionador.
Esta é a base do método, mas não fica por aqui. Há muitas técnicas de finalização que promovem caracóis mais bonitos e definidos, que serão discutidos aqui nos próximos posts.
Por agora convido-vos a experimentar o método e, caso já o façam, a partilhar a vossa experiência. ❤
Sem comentários:
Enviar um comentário