É o que a grande maioria de nós procura sempre. No entanto alguns produtos de finalização não funcionam corretamente no nosso cabelo, alguns pesam, alguns não dão a definição, o volume que queremos, outros deixam o nosso cabelo sequinho sequinho. Quem nunca acumulou mil produtos à espera de encontrar 'o tal', não sabe a dor que é às vezes manter um cabelo encaracolado bonito.
Foi nesse desespero que eu comecei a fazer alguns produtos em casa.
Vantagens:
- Podemos personalizar os produtos em função do que o nosso cabelo gosta/precisa - mais ou menos proteína, mais ou menos humectantes, mais ou menos óleos;
- Reduzimos nos gastos - para mim esse foi um fator decisivo, fiquei cansada de gastar tanto dinheiro para depois 'encostar' os produtos;
- Aprendemos que o que é natural é realmente bom - não camuflamos o cabelo com químicos desnecessários;
- Ficamos com uma sensação de bem estar incrível - afinal estamos a fazer uma coisa para nós;
- Aos poucos passamos a conhecer melhor o nosso cabelo - nem sempre corre bem. Nem sempre acertamos na receita, nas quantidades, nos ingredientes. Mas quando finalmente acertamos, ficamos imbatíveis!
Não existe a receita perfeita para todas porque felizmente cada cabelo é um cabelo e é isso que os torna maravilhosos e intrigantes.
Mas dentro do enorme leque de possibilidades que existem, deixo-vos uma que funcionou às mil maravilhas comigo!
Sou fã nº1 do gel de linhaça. Deixa o meu cabelo brilhante, sedoso, consigo ter days after incríveis sem muito trabalho.
É um gel fácil de fazer, muito barato e os resultados sentem-se logo desde início. No entanto, aplicar o gel de linhaça no cabelo nem sempre é fácil devido à sua consistência característica e viscosa. Para os mais sensíveis pode mesmo ser algo impossível, não é de todo a textura mais agradável de sempre (parece ranhoca).
A textura em si não me faz confusão, a dificuldade que tenho em 'separar' o gel na aplicação, faz. Por outro lado eu coloco sempre óleo - de amêndoas, graínha de uva ou jojoba por exemplo - e óleos essenciais e notava que esses extras ficavam algumas vezes separados quando queria aplicar o produto.
Comecei então a ler um bocadinho sobre outros ingredientes naturais que pudessem trazer algum benefício à minha tão adorada receita, e eis que um ficou destacado: Goma Xantana!
O que é?
Em míudos:
A goma xantana é um polissacarídeo que é comumente utilizado como aditivo alimentar.
A goma xantana é utilizada na alimentação em produtos lácteos e molhos para saladas, como agente espessante e estabilizador. Ela impede que os cristais de gelo se formem em sorvetes e também proporciona a "sensação de gordura" em produtos lácteos com baixo ou nenhum teor de gordura.
Outro uso para a goma xantana é a estabilização e consolidação de produtos cosméticos.
Uma das vantagens da goma xantana é que basta uma pequena quantidade para se obter um grande efeito!
No fabrico de cosméticos, uma quantidade muito pequena de goma xantana nos seus produtos à base de creme é suficiente para evitar que os componentes individuais se separem. source: Plena Natura
Imediatamente decidi experimentar. Comprei um pacotinho de goma xantana no Celeiro e fui seguindo algumas dicas que tinha encontrado em receitas online.
Ingredientes:
300 ml de água (ajustável);
2 colheres de sopa de raíz de alteia (opcional);
2 colheres de sopa de cavalinha (opcional);
2 colheres de sopa de alecrim (opcional);
6 colheres de sopa de linhaça (ou 2 por cada 100 ml de água);
5 gotas de óleo essencial de rosa (utilizei este mas pode ser utilizado qualquer um);
1 colher de chá de vitamina E (opcional);
1 colher de chá de óleo de jojoba (ou qualquer outro);
1/2 colher de chá de goma xantana diluída em 50 ml de água);
Nota: Antes de começar o gel de linhaça tenho sempre feito uma infusão com as plantas mencionadas acima. O próximo post será sobre o benefício dessas plantas para o cabelo, mas este passo é opcional e vai ficar igualmente bem se for utilizado apenas água.
1 - Coloco os 300 ml de água junto com a alteia, cavalinha e o alecrim e deixo ferver por aproximadamente 10 minutos. Coo as ervas;
2- Coloco o resultado da infusão numa panela, adiciono as 6 c.s de linhaça e deixo ferver, mexendo sempre, até ter a consistência de clara de ovo. Quando chega a esse ponto, coo a linhaça para extrair o gel. Deixo arrefecer até ficar à temperatura ambiente;
3- Em 50 ml de água dissolvo bem a goma xantana até formar um gel. Reservo;
4- Com o gel de linhaça já arrefecido, coloco os óleos e a vitamina E;
5- Adiciono o gel que a goma xantana formou e passo a varinha mágica para unir bem todos os ingredientes.
E é isto!
Guardo sempre o gel no frigorífico e faço sempre uma quantidade pequena, que dê para 1 semana. Nesse período de tempo o gel aguenta lindamente! Nunca fiz mais quantidade porque não resisto à tentação de fazer mais experiências, mas pelo que li o gel aguenta, pelo menos, 2 semanas se for guardado sempre no frigorífico.
Deixo-vos um vídeo que mostra o passo a passo deste gel e espero que gostem! 💙
Sem comentários:
Enviar um comentário